sábado, 13 de junho de 2015

Número de casos de dengue em 2015 já é maior que o total de 2014

Junho não chegou ao fim e o Ceará já contabiliza mais casos de dengue do que o total registrado ano passado. Dados da Sesa também mostram 17 mortes provocadas pela doença.


O número de casos de dengue registrados no Ceará, este ano, já supera o total de 2014. O boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) apontou 19.453 pessoas infectadas, com transmissão em 145 municípios. Em todo o ano de 2014, foram 18.243 casos. Considerando apenas o período de janeiro a junho, o número saltou de 11.526 casos em 2014 para os 19.453 de 2015, um aumento de 68% . 

O Ceará vem registrando sucessivos aumentos na quantidade de pessoas infectadas pela doença. Além do crescimento na disseminação, também houve saltos no número de mortes. Em relação ao boletim anterior, publicado pela Sesa em 5 de junho, são mais três óbitos - passando de 14 para 17.


Conforme explica Roberto da Justa, vice-presidente da Sociedade Cearense de Infectologia, mesmo com décadas de convivência com a dengue, a população ainda tem dificuldade para controlar o mosquito transmissor, o Aedes aegypti. A falta de acesso em algumas casas e a resistência em controlar os locais propícios à disseminação, explica o médico, colaboram para a circulação dos vírus entre a população.


Os criadouros principais são reservatórios domésticos que acumulam água. Por isso, a transmissão é intensificada no período chuvoso do Estado - janeiro a junho.


“Os números são preocupantes. Eu até diria angustiantes. Nós temos dificuldade para controlar o mosquito. E não apenas o poder público, pois sabemos que a maioria dos focos está dentro das residências. É um processo de educação. Só conseguiremos o controle total com a vacina. Com a febre amarela foi assim”, explica Roberto da Justa, que também é diretor geral do Hospital São José (HSJ).


Quase metade dos casos confirmados de dengue está em Fortaleza - foram 8.809 registros de janeiro até agora. Há ainda 9.315 em investigação na Capital, conforme mostra o boletim da Sesa. As Regionais III e VI lideram a quantidade de pessoas infectadas - são 954 e 4.337, respectivamente. Na tentativa de controlar a doença, a Prefeitura de Fortaleza tem realizado programações nestas duas áreas.

Sarampo
O Ceará também registrou 14 novos casos de sarampo. Boletim epidemiológico, também divulgado pela Sesa ontem, revelou um aumento de dez casos em Caucaia, três em Fortaleza e um em Paracuru. As confirmações chegam no momento que o Estado tenta conter um surto, que se estende desde 2013. 

A coordenadora de imunização da Sesa, Ana Vilma Leite, pontua que a cobertura vacinal - que ainda não atingiu o nível ideal - favorece a disseminação do vírus. Os municípios de Fortaleza e Itaitinga, até 11 de junho, na intensificação da vacinação da população entre 5 e 29 anos, alcançaram a cobertura de 87% (974.272) e de 65% (11.973), respectivamente. O esperado é 95%.

849 cearenses foram infectados pelo sarampo desde o início do surto, em 2013

155 casos de sarampo foram registrados durante este ano. Há 36 em investigação

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: