sábado, 4 de julho de 2015

Conheça a história de Beberibe que faz parte do litoral leste Cearense

Foto: Praia de Morro Branco
Hoje 05 de julho completando 123 anos de história a cidade de Beberibe fica localizado entre os rios Choró e Piranji e suas bocas, tinha como primeiros habitantes os índios Potyguara e outras tribos pertencentes ao tronco Tupi como os Jenipapo-Kanyndé viviam. A partir do século XVII recebeu as primeiras expedições de portugueses religiosos e militares que vieram por estas bandas devido os processos de aldeiamento e catequização dos índios e proteção contra os invasões de outros europeus: e ainda sobreviventes do naufrágio de uma embarcação Portuguesa(segundo a tradição oral).
Os primeiros registros sobre Beberibe como um núcleo urbano português dão conta de que a povoação surgiu a partir de uma sesmaria concedida a Manuel Nogueira Cardoso, Sebastião Dias Freire, João Carvalho Nóbrega e ao Capitão Domingos Ferreira Chaves, em 16 de agosto de 1691.
Mas foi somente no início do século XIX que houve uma ocupação do local, quando Baltazar Ferreira do Vale, residente no Riacho Fundo, em Cascavel, e Pedro Queirós Lima, morador do sítio Mirador, em Aquiraz, chegaram àquele núcleo.
Baltazar comprou o sítio Lucas, nome primitivo de um dos distritos de Cascavel, no ano de 1783, e Pedro, na mesma época, o sítio Bom Jardim. A proximidade favoreceu o relacionamento das duas famílias. E o sítio Lucas, que oferecia melhores condições de povoamento, deu início a um importante núcleo do qual originou a cidade de Beberibe.

Fotos: Biblioteca Pública de Beberibe

Antes de ser conhecido por Lucas, o local recebeu a denominação de Uruanda, nome atribuído pelos indígenas que ocupavam a região. Beberibe foi o nome com o qual Brasiliano Ferreira de Araújo registrou as suas terras, adquiridas por 10 mil réis, localizadas onde hoje é a sede do Município. A preocupação de Brasiliano foi doar a área para a construção da igreja. Inaugurada em 1875, a igreja impulsionou o crescimento do povoado, já então conhecido por Beberibe. E em 5 de julho de 1892 foi criado o Município de Beberibe, pertencente à comarca de Cascavel.

Igreja Matriz de Beberibe

De Município a distrito, e de distrito a Município, Beberibe teve que conviver diversas vezes com essa mudança, até novembro de 1951. Naquela data, o então governador Raul Barbosa sancionou a Lei nº 1.153, que restaurou em definitivo a autonomia do Município, atendendo a imposição dos ilustres filhos da terra. À frente do movimento, que nasceu em 1946, estava o desembargador Boanerges Facó. No entanto, somente em 25 de março de 1955 o Município foi oficialmente instalado.
Beberibe conheceu um expressivo desenvolvimento econômico a partir da implantação de aproximadamente uma centena de engenhos de cana de açúcar na região. A riqueza originada da indústria de rapadura local fez com que Beberibe fosse apelidada por Cascavel e Sucatinga de "Vila Rica".
Uma nova realidade foi percebida pelo Município a partir da decadência da indústria de rapadura e da falência de vários engenhos. A denominação de "Vila Rica" deixou de existir e ficou apenas na memória de quem viveu aqueles tempos.

O Nome Beberibe

Não há consenso quanto ao significado do topônimo. O certo é que Beberibe é um belíssimo município que agrada a todos.
Quanto ao topônimo “Beberibe”, de origem indígena, há controvérsias quanto ao significado do nome. Alguns apontam que o sentido é “no rio que vai e vem”, derivada de bibi-r-y-be, isto é, rio “cuja perenidade de curso depende da maré”, conforme registra Márlio Pelosi Falcão. Em outras palavras: lugar que junta água (por causa da/conforme a maré). Se pensarmos a região de Beberibe pelos seus aspectos geográficos, com seus rios, riachos, baixios e centenas de lagoas, nada mais certo que pensar “lugar que junta água”. Mas, não é tão simples assim.
Vários autores, muitas opiniões. Luís Caldas Tibiriçá, por exemplo, diz que o topônimo vem de yabebiribe, derivado, por sua vez, de jabebyr-y-pe e significando “no rio das arraias”. Outra opinião, a mais conhecida, vem de Paulino Nogueira que aponta “beberibe” como resultante de viba (= cana) e pype (= lugar onde), significando “lugar onde cresce a cana” e que seria, também, o nome “de uma frutinha comestível, da cor e tamanho do murici” (seria a ubaia?). Silveira Bueno, por sua vez, aponta a origem em yabebiry, significando “rio empolado, onduloso”. Já Eduardo Navarro, no seu Dicionário de tupi antigo, como L.C. Tibiriçá, aponta o topônimo “beberibe” como originado do termo tupi îabebyrype, que significa “no rio das arraias” (îabebyra, arraia + ‘y, rio + pe, em). Teodoro Fernandes Sampaio também corrobora esta última versão escrevendo yabebiry, donde yabebir (= arraia), por ya-pé-byra significando “o que tem a pele áspera ou pele de lixa”, e y (= rio), mas também aponta a grafia bibiribe, “no rio que vai e vem”, de bibi (= o que vai e vem), y (= rio), e pe ou be (= em).
O nome Beberibe pode ser uma referência às origens dos primeiros colonizadores da região, pois a capitania do Ceará passou muito tempo vinculada a Pernambuco. Beberibe é o nome de um rio que banha o Recife e dá nome a um bairro daquela metrópole e foi o nome escolhido por Brasiliano Ferreira de Araújo para registrar as suas terras. Em 1875, de uma área doada para a construção da igreja, surgiria um povoado (naquela época já conhecido pelo atual nome), hoje sede do Município. Por certo tempo, segundo algumas fontes, Beberibe recebeu o nome de Vila Real em decorrência da riqueza oriunda da cana-de-açúcar. Parte do seu território era conhecido, antes da chegada do homem branco, pela denominação de Uruanda. Os indígenas, entre eles os potyguara e os jenipapo-kanyndé, que deram nome ao território foram logo aculturados, extintos ou simplesmente expulsos. Segundo o ex-prefeito Benedito Evaristo Pinheiro (já falecido), os últimos índios de Beberibe foram apresados na Lagoa Achada e levados para o aldeamento de (São Sebastião da) Paupina, Mecejana (Messejana), um bairro de Fortaleza.
Beberibe já foi distrito de Cascavel com o nome de Lucas (como distrito, foi suprimido em 7 de julho de 1835 e anexado ao então distrito cascavelense de Sucatinga).  A sua primeira autonomia política veio em 5 de julho de 1892 (hoje comemorada como a data de criação do Município), sendo instalado em 18 de setembro de 1893. Voltou a ser distrito de Cascavel em 1920, voltando a ser reinstalado (autonomia) em 21 de outubro de 1926. Cinco anos depois, em 20 de maio de 1931, novamente foi reduzido à condição de distrito de Cascavel. Foi restaurado como município em 22 de novembro de 1953 e instalado oficialmente a 25 de março de 1955. Nesta última autonomia conquistada merece destaque, dentre outros, o desembargador Boanerges de Queiroz Facó.

DADOS GERAIS
Data de Criação: 05/07/1892
Toponímia: palavra indígena, de origem tupi, cujo significado pode ser “lugar que junta água (conforme a maré)”, ou “no rio das arraias”, ou “lugar onde cresce a cana”.
Gentílico: beberibense
Área: 1.616,39 Km²
DDD: (85)
CEP: 62.840-000
Distância de Fortaleza: 79 Km
Tempo estimado de viagem: 1h.
Vias de Acesso: CE-040, BR-116 e BR-304
Municípios limítrofes: Aracati, Cascavel, Fortim, Morada Nova, Ocara, Palhano e Russas
Distritos: Beberibe, Forquilha, Itapeim, Parajuru, Paripueira, Serra do Félix e Sucatinga
Unidades de Conservação: Monumento Natural das Falésias de Beberibe (Estadual), Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Uruaú (Estadual).
População estimada: 50.000 habitantes

Artesanato com areia colorida

INFRA-ESTRUTURA DE LAZER E CULTURA
Bares, restaurantes, barracas de praia, unidades de conservação, área de proteção ambiental, meios de hospedagem, passeios com veículos tipo bugre, rodovia em excelente estado de conservação e em fase de duplicação. Teatro com capacidade para 200 pessoas, centro cultural com salas para oficinas de dança, teatro, música e artes plásticas, biblioteca pública e memorial.


Fonte: Prefeitura de Beberibe/Wikipedia

Nenhum comentário: