quinta-feira, 25 de junho de 2015

Centro de manutenção da Tam opera até julho em Aracati

"Arialdo Pinho afirmou que entre 10 a 15 dias o Centro de Manutenção da TAM estará liberado para começar a operar"
Segundo titular da Setur, Arialdo Pinho, faltam apenas a homologação da pista e a ligação de energia. Ele também falou sobre o hub da TAM.

O Centro de Manutenção de Aeronaves da TAM, em Aracati, deve começar a operar no final de julho. A afirmação é do titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), Arialdo Pinho. Outro ponto destacado pelo secretário é a homologação da pista de pouso e decolagem para a operação de aeronaves. Ele também falou de questões envolvendo o hub da TAM, o Terminal de Passageiros.



Centro de Manutenção
Segundo o secretário Arialdo Pinho, faltam alguns ajustes para que o equipamento comece a operar. “Não está operando porque falta ligar a energia. A Coelce garantiu entre 10 e 15 dias”, reforça. 

A TAM já estuda o segundo hangar no prazo de um ano. “Eles falam numa segunda estrutura. Já notam que a demanda é grande. O terceiro hangar ficaria para dois anos”. A base receberia aeronaves das regiões Norte e Nordeste. A proposta do Centro de Operações também é trazer para Aracati aeronaves que se encontram na unidade de manutenção de Jundiaí, em São Paulo. “Lá não cabe mais. Os aviões ficam ao sol”.


Hub da TAM
O aeroporto de Natal, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, é o concorrente que pode tomar do Pinto Martins o hub da TAM. O complexo aeroportuário potiguar ganha em termos de expansão. Ele diz que o Governo também estuda a construção de uma segunda pista. Recife entraria em plano secundário. 

“Natal tem uma condição que não temos (expansão). Estamos estudando a construção (da pista). Por enquanto não temos nada fixado”. O critério, no entanto, não exclui Fortaleza da escolha. “O aeroporto tem 150 voos nacionais diários. A capacidade é de 700 voos. A pista trabalha de maneira ociosa”.


O secretário critica a limitação para a construção da segunda pista do Pinto Martins. Segundo ele, à época das obras do equipamento, a Aeronáutica previa uma segunda pista na região que atravessa a avenida Senador Carlos Jereissati. “Era o que estava definido no plano da Aeronáutica. A oposição também sinalizou”.


A região em torno do aeroporto será atrativa para as empresas que quiserem se instalar próximas ao equipamento. “Faremos um fundo para desenvolvimento de serviços e comércio de Fortaleza. É um incentivo para montar negócios. Será para hotelaria também”. O valor cobrado pelo IPTU, garante, será de apenas 50%.


Hub da Azul
A disputa entre Fortaleza, Natal e Recife para a instalação do hub da TAM abre precedentes para que outras companhias aéreas também busquem centros de conexão de voos no Nordeste. Questionado sobre os diálogos entre um possível hub em Recife da TAP – recém adquirida pela Azul -, Arialdo não se mostra preocupado. 

“Não vejo como uma ameaça. A capacidade e a capilaridade da TAM é maior. A concorrência chega a ser desproporcional. Quantos voos da Azul temos aqui? A malha é boa, mas é pequena”, aponta. Os voos operados pela companhia, conforme o secretário são para Parnaíba e Teresina, no Piauí e Campinas, em São Paulo. Arialdo também descarta, no momento, a disputa por outro centro de conexão de voos.


Aviação regional
Arialdo espera formalizar o plano de aviação regional do Ceará até o final do ano. “Estou com a malha em processo de montagem, com Aracati, Iguatu, São Benedito e Jericoacoara. Analisamos também a questão do ISS para as prefeituras”, reforça. Segundo ele, a Azul estaria interessada em operar em território cearense.

O entrave está na concessão dos incentivos, que trata da redução da alíquota do ICMS do combustível. “O problema são os incentivos. Eles querem o mesmo fornecido para os voos internacionais da TAM. A Azul não tem voo internacional. Se eu fizer isso, matarei os demais”. O bilhete aéreo, estima, giraria em torno de R$ 75.


Ele explica o interesse de uma companhia aérea internacional em operar um voo semanal na rota Jericoacoara-Madri (Espanha). “A empresa quer fazer um destino novo. Seria semanal”.



NÚMEROS

700
voos diários é a capacidade de voos que o aeroporto comporta, segundo a Setur.



Fonte: O Povo/Átila Varela


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