HISTÓRIA


Rua José Pires da Rocha, s/n  -  Caracará - Aquiraz -CE
O Povoado do Caracará surgiu aproximadamente entre 1870 a 1876 e faz parte do distrito de Jacaúna do município de Aquiraz, não existe um registro oficial e sim por alguns moradores mais antigos. Na época existia umas 20 casas espalhadas em todo o lugarejo, onde não existia estrada e sim caminhos. As famílias mais antiga que residia nesta época de nomes eram: Do Chico Pedro; Mussolino; Chico Paraíba; Sinhá; Firmino; Antônio Anjo; Mané Bar; Chico Bar; Conceição Bar; Lulu; Mané Canela e o povoado foi crescendo ao longo dos anos.

O nome do Caracará como surgiu: Na época não existia estradas e sim veredas, onde os comboieiros viajavam com animais de cargas. Vindo de Aracati com carnes de charques e era passagem para vender em outras cidades. Neste trajeto existia um grande Pé de Benjamin, como a viagem era longa e todos cansados aproveitavam para descansar em pleno Sol forte do meio-dia.

Eles deitados sobre a árvore e caiam as frutas e olhavam para cima e perceberam um Urubu que tornou-se referência para eles como um ponto de descanso, conhecida de nome Carcará (Urubu) e assim a ave contribuiu para o surgimento do nome que hoje se chama Caracará.




A igreja do Caracará: Na época a primeira caiu em 1937. como era feita de taipe e com uma grande chuva na comunidade acabou caindo.


A segunda igreja foi construída em 1960 por um dos moradores chamado Severo.

A terceira e última igreja foi construida em 1976, que foi entregue as chaves a dona Maria Assunção, uma das moradoras que ficou responsável na época. A capela fazia parte do município de Cascavel e depois passou a fazer parte do município de Pindoretama, com a divisão do mapa politico do município de Aquiraz e onde ficava mais próximo para o pároco.



A educação na comunidade se iniciou-se com duas professoras pioneiras que começaram a ensinar na época em suas casas que foram: Dona Maria Assunção e dona Pequena Gondim, em 1960 em uma casa do dono Chico Paraíba, que foi alugada pela Prefeitura de Aquiraz nesta época e depois foi mudada para a casa de Mané Paraíba.


E foi construída a primeira sala de aula pela Prefeitura de Aquiraz e com isto mudou a educação na comunidade. Hoje a atual escola foi doado o terreno pelo ilustre morador de nome Chico Paraíba somente de boca e depois que ele morreu, outro morador chamado Santim que também foi aluno da escola e registrou como ele tivesse doado e hoje conhecida de nome Escola Municipal Coronel Francisco Gomes Farias.
(Casa da familia Chico Leite)

(Uma das casas antiga construida em 1942)






Fonte de Pesquisa: Dona Maria Assunção, uma das primeiras professoras da localidade.

Nenhum comentário: