AGRICULTURA

                               
                                             
A história da agricultura e cultura ainda viva em nossa localidade do Caracaráas casas de farinha do Sr. Marcelo, Sr. Ciro, João do Pedro e Sr. Severo, onde os agricultores plantavam e arrancavam as raízes de mandioca no roçado e transportavam em animais como cavalos, burros e jumentos até a casa de farinha, para ali as mulheres tirar a casca ( raspar ) e depois os homens assumia o restante dos trabalhos como cevar (pôr em água a mandioca), extraindo os derivados como: farinha, goma e etc.

Já nos engenhos do Sr. Ciro, Sr. Severo e Sr. Lulú, a cana era cultivada, cortada e levada no mesmos animais, Pra ser prensada no rolo de ferro. Puxada por uma correia que vinha de um motor movido a óleo diesel, e assim depois o caldo de cana ia para uma caldeira de ferro, numa grande temperatura a fogo de lenha, transformando em melado e posteriormente rapadura.


agricultura local é a maior renda para a sobrevivência da comunidade, onde todos os agricultores concentram-se a sua maior atividade na agricultura, atividade que tem por objetivo a cultura do solo para produzir vegetais úteis ao homem e/ou para a criação de animais; lavoura o conjunto dos métodos e técnicas necessários a essa produção, baseada nos seguintes produtos: Mandioca, Batata Doce, Jerimum, Maxixe, Melancia, Milho, feijão, Manga, Cajú, Cana-de-Açúcar, Coco e outros.Onde podemos também destacar o apoio da Ematerce, Prefeitura, Associação e Cooperativa  e programas do governo como PAA, e outros.



              

              

Sobre o PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.



O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o Programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.



O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.



A execução do Programa pode ser feita por meio de seis modalidades: Compra com Doação Simultânea, Compra Direta, Apoio à Formação de Estoques, Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, Compra Institucional e Aquisição de Sementes. 



O Programa vem sendo executado por estados e municípios em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS e pela Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.




                                    


                                   


Nenhum comentário: