segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Moradores denunciam a derruba de árvores na Caponga da Bernarda no municipio de Aquiraz


Moradores denunciam que árvores centenárias, de nome (Castanhola) foram derrubadas próximo ao ginásio da localidade, na Segunda-Feira 24, sem ao menos respeitar o protesto de alguns moradores, já que se trata de um crime ambiental e as aŕvores em questão estavam ali a anos.



Um Grupo da Caponga da Bernarda no Facebook em que vários moradores logo se revoltaram contra este crime feito na localidade protestaram:


"Realmente um absurdo essas árvores são históricas em nossa localidade faz parte da vida de muitos moradores principalmente dos mais antigos além disso é um crime ambiental." Diz revoltada uma moradora.


"Tô nem acreditando. Essa foi triste! Cúmulo... Ô mancada! As árvores centenárias da Caponga da Bernarda, simplesmente, foram derrubadas. Nem sou de lá, mas conhecia e estou indignado com o acontecido.Além de ser uma agressão à natureza, as árvores representavam o lugar, um cartão postal, digamos assim, além, claro, da climatização, do ambiente agradável à sombra dessas belas árvores. Foi péssimo!". diz um dos participantes do grupo.



Entramos em contato com a Secretaria do Meio Ambiente de Aquiraz e a Secretaria de Infraestrutura onde os dois orgãos não sabem informar quem foi o responsável pela derrubada destas árvores. 


No grupo alguns disseram que foi a própria Prefeitura de Aquiraz que mandou cortar as árvores e alguns moradores. E não sabem o motivo real por este crime ambiental.


Também falamos com a Semace e a Ouvidoria do Governo do Estado, A Ouvidoria informa que pode sim abrir uma denúncia que será enviada a Semace e o orgão irá proceder a partir de diante.



A Semace é responsável por fiscalizar este tipo de crime ambiental em todo o Estado do Ceará. Segundo informa a central da Ouvidoria do Governo do Ceará e o cidadão que se sentir prejudicado pode sim abrir uma denúncia a este orgão e solicitar a Semace que seja iniciado a sua denúncia.



De acordo com a lei 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998 informa neste artigo:


Contra a flora (art. 38 a 53): Causar destruição ou dano a vegetação de Áreas de Preservação Permanente, em qualquer estágio, ou a Unidades de Conservação; provocar incêndio em mata ou floresta ou fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocá-lo em qualquer área; extração, corte, aquisição, venda, exposição para fins comerciais de madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal sem a devida autorização ou em desacordo com esta; extrair de florestas de domínio público ou de preservação permanente pedra, areia, cal ou qualquer espécie de mineral; impedir ou dificultar a regeneração natural de qualquer forma de vegetação; destruir, danificar, lesar ou maltratar plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia; comercializar ou utilizar motosserras sem a devida autorização.


Telefones:


Semace: 0800-2752233 e 3101-5580.

Ouvidoria do Governo do Estado do Ceará: 155
Secretaria do Meio Ambiente de Aquiraz: 4062-8090 ramal 10
Secretaria de Infraestrutura de Aquiraz: 4062-8090 ramal 07 e 09


Fotos/ Um verdadeiro crime contra a natureza 
Fotos/Ficaram somente os troncos

Fotos/ As aŕvores antes de ser cortadas/Grupo Caponga da Bernarda


Fotos/As árvores antes de ser cortadas/Grupo Caponga da Bernarda

Fonte: Grupo Caponga da Bernarda

Nenhum comentário: