sexta-feira, 31 de julho de 2015

Imagem de São José do século XVII é restaurada em Aquiraz

A restauradora Thaís Diniz trabalha na recuperação da imagem de São José, que é custeada pela comunidade de Aquiraz
Escultura sofreu avarias durante os anos. A obra e uma réplica devem ser apresentadas aos fiéis em agosto.


Com a precisão e a paciência que faltaram ao longo de séculos, uma das primeiras imagens sacras do Ceará está sendo restaurada, em Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza). Nas mãos do casal de artistas e restauradores Thaís e Dinho Diniz, a estátua de São José do Ribamar deve ser finalizada hoje. A imagem original, do século XVII, e uma réplica devem ser apresentadas aos fiéis no próximo dia 15, durante a festa do santo.


De acordo com o pesquisador Ronald Tavares, a imagem “foi motivo de disputa entre Fortaleza e Aquiraz nos primeiros anos do século XVIII”. Na atual capital, a escultura era abrigada em uma capela, no Forte de Nossa Senhora da Assunção, e a sua mudança foi contra a vontade dos fortalezenses.
Ainda segundo o pesquisador, muitas lendas cercam a imagem. Uma delas, de que um incêndio destruiu parte da imagem e fiéis conseguiram salvá-la, foi comprovada na restauração. “Parte da perna foi queimada e posteriormente refeita em gesso”, afirma Dinho. Modificações como esta dificultaram os trabalhos. Segundo Thaís, o rosto de São José do Ribamar foi recoberto diversas vezes com outros materiais.


Trabalho
A restauração da obra, que é custeada pela comunidade de Aquiraz, começou no último dia 6 e deveria durar seis meses, segundo Dinho Diniz. No entanto, o casal trabalha 18 horas por dia para apresentar a obra até a festa de São José do Ribamar. Uma réplica também é preparada. Ela deve ser utilizada em procissões, missas campais e eventos fora da igreja para evitar danos à original. 

Na obra do século XVII, todas as modificações em gesso, ferro e esponja foram retiradas e refeitas em cedro. A réplica deve ser feita em vinhático e colorida com pigmentos naturais, recuperando as feições originais, segundo os restauradores.
Saiba mais
A Igreja Matriz de Aquiraz é tombada como patrimônio histórico pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult). O local, construído no século XVIII, é influenciado pelas missões jesuíticas. Na época de sua construção, Aquiraz era a capital do Ceará. Por isso, São José é também o santo padroeiro do Estado.


Fonte: O Povo/Igor Cavalcante


Nenhum comentário: