segunda-feira, 6 de abril de 2015

Aquiraz em rede nacional por surto de meningite

Neste Domingo (5) a cadeia pública de Aquiraz, foi interditada após surto de meningite entre os presos. A decisão é da juíza da 1º vara de Aquiraz, Mônica Lima Chaves, dois dias após confirmado o primeiro caso na unidade.

"Na sexta-Feira (3)tivemos um preso levado ao hospital  e a doença foi confirmada no outro dia. Hoje (5) temos mais cinco presos passando mal, com sintomas da doença", disse a juíza. O diagnóstico foi confirmado no hospital São José em Fortaleza.


A cadeia pública de Aquiraz tem capacidade para 51 detidos e comportava 105 presos.


A secretária da saúde do Ceará informou que enviou 600 unidades para bloquear os efeitos da doença.Parentes dos detentos também são convidados a tomar os medicamentos de imunização.


Como se transmite a doença


A meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável.Pode ser meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio os ônibus, por exemplo. Por isso, ambientes com muita gente e pouca circulação de ar são ideiais para o contágio, e a doença costuma se espalhar muito no inverno.Os sintomas são febre, vômito, dor de cabeça e nuca endurecida.


A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal.Ela é causada principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias, além de fungos e parasitos, em menor grau.


Fonte: G1

Nenhum comentário: