terça-feira, 19 de março de 2013

Dia de São José e a esperança de nossa região

Neste dia 19 de Março é o grande dia do padroeiro de nosso estado que é o dia de São José e para muitos ele que trás a chuva para o nosso povo do sertão.
Ele foi o pai adotivo de Jesus. Passou os bons ensinamentos ao menino. Por isso, a imagem do santo sempre segura o menino Jesus.

São José é padroeiro dos agricultores, dos trabalhadores e da família. Em Pindoretama, a fé em São José também se faz marcante. Por lá, ainda que o verde se exiba mais que em Canindé, os agricultores, com terras prontas, agurdam a chuva do dia 19. Querem fazer a procissão da madrugada com água "nos couros".

No dia do padroeiro do Ceará, São José, o povo todo espera a chuva, que anda difícil este ano. Veio tão de passagem que deu à seca ares de inesquecível. É a pior dos últimos 40 anos. "Tá braba a estiagem. Plantei milho, feijão, abóbora. Tudo perdi. Só não fico com raiva porque é determinado por Deus. Mas não custa nada rezar a São José, pedir que ele interceda pelo povo, pelo agricultor. Há de chover dia 19", esperança do lavrador José Ivanildo Lopes Serafim, 60.



A previsão para as próximas 24hs é céu nublado e parcialmente nublado e chuvas isoladas em todas as regiões. O clima acontece devido a um Vórtice Ciclônico de Altos níveis (sistema de circulação horária e baixa pressão atmosférica) próximo ao estado, favorecendo ao aumento de nebulosidade e ocorrência de precipitações.

Já a tendência para as próximas 48h e 72h é o predomínio de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas isoladas, em todas as regiões.



Fonte: Jornal Diario do Nordeste e O Povo.


Nenhum comentário: